Dicas La Blanca para Cabelos com Progressiva

Recebemos muitas perguntas sobre a progressiva, seus efeitos e produtos adequados para sua manutenção! Por isso, neste artigo, Elson Telles, proprietário, professional e consultor no La Blanca Coiffure, responderá a estas dúvidas e esclarecerá como funciona este procedimento.

O objetivo principal da progressiva é reduzir volume do cabelo, alisar parcialmente e facilitar a escovação.

Uma das vantagens deste procedimento é que não há contra indicação, restrição a tipo de cabelo. Outros tratamentos como o relaxamento e o alisamento tinham sim incompatibilidade com alguns tipos de cabelo. Mas como a progressiva é menos agressiva e feita mecha a mecha e por isso pode ser feita em todos os tipos de cabelo, e com os produtos adequados inclusive pode ser feita em cima de tinturas, cabelos com reflexo, etc.

"Fiz progressiva e meu cabelo parece que ficou mais seco. Como posso mudar isso?"

O princípio da progressiva é DESIDRATAR o cabelo. O componente principal da fórmula aplicada faz a desidratação da cutícula do cabelo, de maneira que o "liso" fique por mais tempo. Por isso é muito comum que o cabelo fique mais seco depois da progressiva e ao mesmo também com aspecto mais oleoso em algumas partes. Por que? Em função do trabalho mecânico feito na progressiva (chapinha + escovação) mais o produto aplicado, os fios bem lisos se tornam conduítes da oleosidade da raiz: o óleo produzido naturalmente na raiz "escorre" mais facilmente por todo o cabelo, por isso a aparência e sensação é de um cabelo mais oleoso.

"Com a progressiva meu cabelo ficou oleoso, suja com muita facilidade. Há alguma dica para isso?"

O produto aplicado também sela a cutícula do cabelo, fazendo com que o aspecto de "escama" dos fios, invisível aos nossos olhos, acabe, o que conserva ainda mais a fórmula aplicada e a duração da progressiva. Mas é importante ressaltar que a progressiva não gera oleosidade, e sim ressecamento pelo seu princípio de desidratar o fio para que ele permaneça mais tempo com o procedimento.

Para manter a progressiva por mais tempo é importante não lavar os cabelos todos os dias e tentar realizar este procedimento o menos possível, o ideal é 2 vezes por ano, por ser bem desidratante ao cabelo.

"Qual o shampoo ideal para quem fez progressiva? Sem sal, extrato vegetal..."

Uso de produtos adequados e de qualidade também são indispensáveis para a maior durabilidade do procedimento. O ideal são produtos que servem para hidratar (dia a dia) e nutrir (algumas vezes no mês). A hidratação repõe a água, devolve a humidade ao cabelo e a nutrição repõe aminoácidos, proteínas e como o próprio nome diz, alguns nutrientes. Fazer estes processos no salão também é de extrema importância para a qualidade e durabilidade da progressiva.

E aí, gostou? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos! 

Comentários